NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

Mixtape Subindo Ladeiras lançada !!! http://jovemotivado.blogspot.com.br/p/mixtape.html Baixe agora mesmo!!!

sábado, 15 de abril de 2017

O Revés Natural do Brasil: Como Reverter ?

          O princípio mátere da colonização brasileira pelos portugueses em meados do século XVl foi, sobretudo, a obtenção de recursos naturais para a comercialização externa. Na época, o pau-brasil - árvore abundante na costa brasileira - fora extraído compulsória e inconscientemente, motivado pelos simplistas ideais de consumismo e desenvolvimento mal planejado, os quais fundaram os primeiros atos de caráter imediatista na natureza, que até hoje se têm notado.
          O consumo excessivo junto à alta produção industrial, são fenômenos cruciais para a manutenção da devastação ambiental. Cada vez mais trivial, o fluxo comercial globalizado tem sido um parâmetro ora positivo - por fins integrativos, ora negativo - por fins destrutivos. É inevitável, nesse cenário, abdicar-se integralmente das relações comerciais tão dinamizadas na contemporaneidade. Contudo, vale ressaltar que o consumo de produtos obsoletos e não duráveis, isto é, comprados majoritariamente por impulso, geram, de forma direta, um transtorno em cadeia na demanda por obtenção de matéria-prima: madeira, metais nobres, pele de animais, entre outros agentes degradantes da fauna e da flora.
          Além disso, é claro que o grande despejo de materiais usados e descartados incorretamente, refuta qualquer respaldo industrial. Em 2011, por exemplo, o Golfo do México foi alvo de uma catástrofe inexorável: 780 milhões de litros de petróleo foram derramados no mar da costa dos Estados Unidos. Esse incidente casou danos drásticos no ecossistema local, além de culminar em problemas econômicos e políticos entre as nações vizinhas. É notório, portanto, a agressividade à natureza oriunda de qualquer atividade antrópica excessiva, tanto pelo abuso extrativo, quanto pelos consequentes acidentes.
          Fica evidente, assim, que para que possamos viver em harmonia com a biosfera, devemos planejar o futuro de forma sustentável, num elo mundial. As ONG's de preservação do meio ambiente, como a WWF, deve realizar junto da mídia informativa, campanhas de conscientização acerca da importância do consumo moderado, principalmente dos bens de consumo duráveis e não-duráveis. O Governo Federal deve intensificar a fiscalização do Código Florestal Brasileiro - especialmente na preservação das matas ciliares. A Escola agirá através de eventos de teatro com engajamento fictício com temática sobre o desenvolvimento humano em detrimento do meio em que vivemos. Por fim, num longo prazo, erradicaremos as ameaças referentes aos meios bióticos e abióticos terrestres, dando, ainda que cinco séculos depois, voz aos índios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não comentar eu choro !